REUNIÃO ADRA-PORTUGAL E O SECRETÁRIO DE ESTADO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS E COOPERAÇÃO

A Plataforma Portuguesa das ONGD recebeu nas suas instalações o Secretário de Estado dos Negócios e Cooperação (SENEC), João Gomes Cravinho. Na reunião esteve também presente João Martins, o Director Executivo da ADRA Portugal (Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência), membro da Plataforma Portuguesa das ONGD.

Na reunião a Direcção da Plataforma manifestou as suas opiniões relativamente a algumas questões relevantes para o trabalho das ONGD.

Em relação à nova Estratégia de Cooperação para o Desenvolvimento (2010-2013), apresentada no último Fórum da Cooperação, a Direcção da Plataforma reforçou a ideia que o trabalho feito pelas ONGD tem cada vez mais impacto nos diversos países onde os projectos são desenvolvidos e que as suas competências técnicas e operacionais deveriam ser melhor aproveitadas, atribuindo um papel mais decisivo às ONGD e à Plataforma na definição das prioridades e dos Programas Oficiais de Cooperação.

Entre outros assuntos falou-se sobre a eliminação do PO-05 do Orçamento Geral do Estado para 2010, sobre a participação das ONGD no combate às alterações climáticas nos Países em Desenvolvimento. Uma vez que em Janeiro deste ano, e na sequência da participação de um represente da Plataforma na Cimeira de Copenhaga, foi elaborado um documento de posição sobre esta questão. Junto do SENEC foi sublinhada a ideia que as ONGD podem dar um contributo importante para a implementação dos projectos de Cooperação na área do ambiente que o governo financiará até 2012.

Foi novamente discutida a necessidade, defendida pela Plataforma, de elaboração de uma Estratégia da Cooperação para área da Ajuda Humanitária de Emergência, que permita maximizar o impacto da intervenção das várias entidades nacionais que normalmente actuam em situações de catástrofes naturais.

A realização de mais uma reunião com o SENEC procurou manter activo e regular o diálogo com os decisores políticos responsáveis pela definição e implementação das políticas de cooperação do governo Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário