ESTRATÉGIA EUROPEIA PARA ACABAR COM OS SEM-ABRIGO

A condição de sem-abrigo continua a afectar milhões de pessoas por toda a Europa e a Conferência Europeia de Consensos da União Europeia (UE) alerta que, apesar dos sem-abrigo de rua serem a forma mais visível e extrema de pobreza e exclusão social, a condição afecta também pessoas que vivem com amigos e familiares ou em condições temporárias, inadequadas ou inseguras.

Para combater o fenómeno, a conferência aponta seis recomendações: considerar sem-abrigo todas as pessoas sem tecto, sem casa ou que vivam em locais inseguros ou sem condições de habitabilidade; propor como objectivo final acabar com os sem-abrigo e não a simples gestão da questão; propor aos estados-membros a promoção do acesso a uma casa definitiva, prevenindo o aparecimento de novos sem-abrigo; defender que ninguém tenha de enfrentar uma situação de pobreza.
As outras propostas são dar o máximo de poder de decisão aos sem-abrigo, e apontar a necessidade de uma estratégia europeia ambiciosa que leve a cabo estratégias nacionais e regionais em cada um dos países. PÚBLICO/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário